Bem Vindo Cidadão! Divinópolis, 18 de Outubro de 2017

Banner Agenda Teatro

03/10/2017 às 17:02:00
› Prefeitura realiza I Encontro de Agentes de Saúde

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizará em 10 de outubro o I Encontro de Agentes Comunitários de Saúde. O evento acontecerá no auditório da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), de 7h30 às 17h, em comemoração ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde.

O objetivo do encontro é homenagear os profissionais, considerados o principal elo entre a comunidade e a saúde. Na programação acontecerão palestras e compartilhamento de experiências entre os agentes comunitários de saúde, vividas no cotidiano da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Em 1990 surgiu o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no país. Naquela época os índices de mortalidade infantil e materna, bem como outros indicadores, eram bem altos. Após quatro anos de atuação desse programa observou-se sensível redução nos indicadores, principalmente na mortalidade infantil.

Por este motivo, em 1994 surgiu o Programa Saúde da Família, hoje chamado de Estratégia Saúde da Família, com a inclusão do ACS à equipe de saúde. Esse novo profissional tem uma característica especial, pois ele deve pertencer e morar na comunidade pela qual a equipe é responsável. Sua atuação dentro da equipe e na comunidade é muito importante, pois permite a criação de vínculos, propiciando o contato direto da comunidade com a equipe.

Mapa Rua: Pernambuco, nº 60 - Centro
CEP: 35500-008 - Divinópolis / MG