Bem Vindo Cidadão! Divinópolis, 19 de Setembro de 2017

Banner Agenda Teatro

04/09/2017 às 17:23:00
› 10 anos do Ceae com diversão e homenagens

A manhã de sábado (02/09) foi de festa e homenagens. A celebração dos 10 anos de criação do Centro de Apoio e Atendimento Especializado (CEAE) transformou a porta da escola, localizada na rua Tiradentes no bairro Santa Clara, em espaço de lazer. O espaço é mantido pela Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Teve muita diversão para criançada, com pula-pula e distribuição de pipoca e algodão-doce. Também foram oferecidos serviços de beleza e corte de cabelo, tudo em parceria com o Projeto “Caravana do Povão”. Houve também homenagens aos personagens que, ao longo deste tempo, contribuíram com a história do Ceae.

A Ceae é uma política municipal uma vez que a Lei Federal 7611/2011 estabelece obrigatoriedade de atendimento educacional a educandos com deficiência; pois aqueles com transtorno e/ou dificuldade de aprendizagem permaneciam sem atendimento necessário ao desenvolvimento até a criação do Centro, que constitui consolidação final do compromisso assumido pelo governo municipal explicitado no Plano Decenal de Educação de Divinópolis (2004 a 2013).

No Centro, avaliação diagnóstica, apoio e atendimento especializado são proporcionados a alunos da rede municipal de ensino com defasagem, dificuldade, transtorno e/ou distúrbio no processo de ensino e aprendizagem matriculados no ensino fundamental da rede regular. O objetivo principal é realizar atendimento e intervenções necessárias no processo educacional, assim como apoio e orientação às famílias, ao educador e às unidades escolares, tendo como foco alfabetização e letramento, linguístico e matemático.

O atendimento é oferecido a alunos de seis a 16 anos, e a gratuidade do atendimento especializado é garantida. Funciona com equipe multiprofissional e interdisciplinar para educandos, de segunda a quinta-feira, das 7 às 18 horas, sempre no contraturno da escolarização. O número de atendimento individual e/ou em grupo é definido pela equipe do Centro de acordo com a avaliação diagnóstica, o que garante atendimento pedagógico no mínimo duas vezes por semana.

Cento e sessenta vagas, 80 por turno, são oferecidas a alunos da rede municipal com demanda de atendimento, e, em dez anos, aproximadamente 1,9 mil alunos receberam atendimento educacional especializado oferecido pelo Ceae.

Mapa Rua: Pernambuco, nº 60 - Centro
CEP: 35500-008 - Divinópolis / MG