Bem Vindo Cidadão! Divinópolis, 18 de Outubro de 2017

Banner Agenda Teatro

31/07/2017 às 17:59:00
› Biblioteca Ataliba Lago volta às atividades

A Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago retomará suas atividades normais nesta terça feira (01/08). Durante todo o mês de julho a biblioteca realizou o inventário do acervo, para controle de estoque, fato que não acontecia há 13 anos. Durante esse período, o local trabalhou apenas com entregas de livros já emprestados e empréstimos de livros para vestibular, na sala de leitura individual.

Segundo a coordenadora, Valéria Alves de Oliveira Luz, a ação visou identificar a real situação dos livros que constavam na base de dados, mas que nem sempre estavam na estante. “O inventário foi de fundamental importância para garantir a identificação, recuperação e preservação do patrimônio bibliográfico da biblioteca, uma vez que desde 2004 o mesmo não era feito”, afirmou.

De acordo com o trabalho realizado verificou-se que a Biblioteca Pública Ataliba Lago possui um acervo de 104.827 itens, dentre eles: livros, apostilas, fitas, DVDs, enciclopédias, dentre outros. Existem cerca de 2 mil livros extraviados e cerca de 500 que não foram devolvidos pelos leitores. Além dos materiais listados acima, existem em torno de 15 mil jornais e revistas.

Ainda segundo a coordenadora, o inventário não somente organiza o acervo. “Ele também nos dá diretrizes para o desenvolvimento da biblioteca, como a necessidade de comprar mais exemplares de um determinado livro, por exemplo; para os serviços de conservação do acervo e para orientação dos usuários, especialmente sobre a importância de zelar pela integridade dos materiais”, explicou.

As principais ações do inventário são: colocar os materiais em ordem, principalmente aqueles que foram guardados em local errado; verificar se há materiais extraviados; identificar materiais que precisam de reparos e conferir possíveis problemas nas etiquetas que indicam a localização dos livros. “Após o inventário foram corrigidos todos esses problemas, para atender os leitores de maneira mais adequada e eficaz. Nosso acervo é referência para pesquisadores do mundo todo”, finalizou Valéria.

A Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago funciona na avenida Sete de Setembro nº 1.160, de 7h às 19h.

Mapa Rua: Pernambuco, nº 60 - Centro
CEP: 35500-008 - Divinópolis / MG