Bem Vindo Cidadão! Divinópolis, 22 de Setembro de 2017

Banner Agenda Teatro

18/05/2017 às 17:32:00
› 15ª Semana Nacional dos Museus

A secretaria municipal de Cultura (Semc) participa da 15ª Semana Nacional dos Museus. A exposição acontece esta semana na Universidade Estadual de Minas Gerais, UEMG, campus Divinópolis.

O evento fica até sexta-feira (19/05), e conta com visitação de escolas dos municípios por meio de parcerias educacionais entre as unidades de ensino. A semana é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontece em museus e instituições culturais de todo o país, com o tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”. A temporada movimenta mais de 450 cidades com exposições, palestras, mesas-redondas, visitas mediadas, shows e uma série de atividades especiais.

Em Divinópolis, os visitantes poderão contar com uma exposição fotográfica das peças do Museu Histórico. De acordo com a gerente de memória e patrimônio, Thais Venuto, a idéia é trazer uma nova contextualização para o acervo, uma nova forma de ver as peças.

“Dentro deste evento queremos propor um lugar de memória novo, em que cada um reivindica o sentido de sua resignação, por meio de questionamentos e novas leituras de um mesmo arquivo ou de objetos históricos ou artísticos, expondo sua nova visão para a sociedade”, afirmou ela.

Em comemoração aos 15 anos da atividade, os museus vinculados ao Ibram prepararam uma extensa programação ao longo de todo o mês de maio.

“A intenção é que estas fotos sejam expostas em outros locais da cidade durante todo o mês, e que todos tenham esta experiência, mesmo que não estejamos com acesso livre às peças do museu, que estão em salva-guarda, vamos levá-las à população ainda que por fotografias”, afirmou Thais.

Mapa Rua: Pernambuco, nº 60 - Centro
CEP: 35500-008 - Divinópolis / MG