Bem Vindo Cidadão! Divinópolis, 21 de Julho de 2017

Banner Ciência de Descarte de Documentos
Banner Agenda Teatro

15/03/2017
› Dengue: indice de infestação sobe, mas continua moderado

O secretário municipal de Saúde, Rogério Barbieri, e a diretora de Vigilância em Saúde, Janice Soares, detalharam nesta quarta-feira (15/03) o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) em entrevista coletiva. Dados confirmam situação moderada no índice de infestação e a maioria dos focos continua nas residências.

O resultado do LIRAa foi coletado de 6 a 10 de março em 4.791 imóveis da cidade. De acordo com os dados coletados, o índice de infestação está no risco médio, no entanto cresceu na comparação com o resultado anterior.

O atual aponta para índice de 3,8%, enquanto o divulgado no começo do ano foi de 1,6%. Neste levantamento, os focos dos mosquitos chegam a 93,48% nas residências e o restante está nos lotes vagos.

Os depósitos fixos como sanitários em desuso, calhas, lajes, piscinas, caixas de passagem, ralos e fontes ornamentais são os principais recipientes com focos, representando 27,5%.  Depósitos móveis como vasos, pratos de planta e bebedouros de animais somam 25,8%. Lixo (20,2%), caixa d´agua (17,4%), pneus (5,2%) e depósitos naturais (3,9%) são os outros tipos de recipientes com focos.

“É um risco moderado e novamente nos chama atenção a quantidade de focos nas residências perto dos 95%. O índice mostra uma situação preocupante nas residências, que precisa ser cuidado. Não adianta os agentes fazerem o trabalho na rua, e nas casas termos uma situação alarmante”, disse Rogério.

Apesar de risco moderado, algumas regiões estão com índice de infestação alto. A região Nordeste de Divinópolis está com 7,66% e a Central com 4,39%. As regiões Sudeste (3,8%), Norte (3,61%), Oeste (2,85%) e a Sudoeste (1,04%) estão com índice médio.

Mapa Rua: Pernambuco, nº 60 - Centro
CEP: 35500-008 - Divinópolis / MG