Ir para conteúdo
Acompanhe-nos:
Facebook
Bem Vindo Cidadão! Divinópolis, 22 de Setembro de 2017


Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook

UNIDADE FISCAIS
UPFMD - Unidade Padrão Fiscal - R$ 69,65
Banner Interdições
Banner Agenda Teatro
Nossa Cidade »
Principal   Nossa Cidade   Geografia
- Superfície
 
O território do Município possui uma área de 716 km2, equivalente a 0,12% da área do Estado. 
Em extensão territorial, a área urbana possui 192 km2.
 
- Localização
 
A sede do Município de Divinópolis situa-se na interseção das coordenadas geográficas 20º 8` 21" de latitude sul e 44º 53` 17" de longitude oeste.
 
O Município limita-se ao norte com Nova Serrana e Perdigão; ao sul com Cláudio; a leste com São Gonçalo do Pará e Carmo do Cajuru; a oeste com São Sebastião do Oeste e Santo Antônio do Monte. 
 
 
- Relevo
 
Geomorfologicamente o Município encontra-se situado na região das terras altas do Sudeste, na faixa hipsométrica entre 600 e 850 m de altitude.
 
O relevo apresenta formações típicas de planaltos dissecados, como serras e mares de morros. As porções leste e noroeste do Município são caracterizadas por terras altas que constituem a Serra dos Caetanos.
 
Nas porções leste e sudeste estão situadas as maiores áreas de várzea, onde predominam os terrenos de aluvião. Geologicamente o Município é formado por rochas do Pré-Cambriano Arquezóico com baixa intensidade de mineralização.
 
A maior parte dos solos são formados de latossolos vermelhos e alaranjados e podzólicos vermelho amarelo, de textura argilosa. São solos profundos, porosos, meteorizados, pouco resistentes e de reação ácida. Caracterizam-se pela baixa fertilidade e pela secura durante o inverno.
 
Principais Serras: Conquista, Piteiras, Quilombo, Amparo, Simão Repuxo, Perobas, Sorocabas, Negra, Flechas, Boa Vista, Capoeira, Seriema e dos Caetanos.
 
- Vegetação
 
A vegetação predominante no município de Divinópolis é a do cerrado, caracterizada pela existência de um estrato arbustivo com árvores espaçadas, retorcidas, em geral dotadas de cascas grossas e suberosas (consistência semelhante a cortiça) e de raízes profundas, e pela existência de um estrato erbáceo-graminoso. Entretanto, o campo cerrado encontra-se, em grande parte, degradado pela atividade pastoril, que no município é praticada de forma extensiva.
 
Outro fator de degradação da vegetação é a ocupação urbana, mediante parcelamento do solo. Observa-se ao longo de alguns córregos e em alguns trechos às margens dos rios Itapecerica e Pará formações de matas galerias.
 
- Clima
 
O clima do Município esta classificado como CWa mesotérmico, caracterizado por invernos secos e verões chuvosos. 
 
A temperatura média de inverno é de 16o C aproximadamente. A média do mês mais quente fica em torno dos 25o. 
 
A microrregião de Divinópolis esta contida entre as isoietas 1.100 mm e 1.700 mm. Os meses entre dezembro e fevereiro são os mais chuvosos. Os meses mais secos são os de outono e inverno (de abril a setembro). 
 
A direção predominante dos ventos é a sudeste, na maior parte do ano, e a segunda dinâmica se dã na direção nordeste, durante os meses mais quentes.
 
- Hidrografia
 
O Município de Divinópolis é banhado pelos Rios Pará e Itapecerica, tendo sua sede cortada por este último e seus afluentes.
 
A bacia do Rio Pará é uma das mais importantes da bacia do Rio São Francisco, de regime tropical austral, abrangendo 16 municípios, com uma área de 234.347 km2.
 
O Rio Pará nasce na Serra das Vertentes, próximo ao povoado de Hidelbrando no município de Resende Costa. Seus principais afluentes em Divinópolis são: 
Rio Itapecerica, Córrego Ferrador, Córrego da Divisa, Ribeirão do Choro e Ribeirão do Varão.
 
O Rio Itapecerica nasce no município de Itapecerica, no Morro do Calado, com a denominação de Rio Vermelho e, na junção dos rios Gama e Santo Antônio, passa à sua denominação de Itapecerica.
 
Banha 03 municípios e corta Divinópolis em uma extensão de 29 km. Seus principais afluentes no Município são: Ribeirão Boa Vista, Córrego Buriti, Córrego do Paiol, Córrego do Nenêm, Córrego Catalão.
 
- Divisão Político - Administrativa e Regional

 

Nível Territorial Código Unidade Territorial Fonte
Município 3122306 Divinópolis IBGE
Distrito 312230610 Santo Antônio dos Campos - Divinópolis IBGE
Microrregião Geográfica 31043 Divinópolis IBGE
Mesorregião Geográfica 3109 Oeste de Minas IBGE
Região Geográfica 3 Sudeste IBGE
Região de Planejamento I Metalúrgica e das Vertentes SEPLAN-MG
Macrorregião de Planejamento do Estado de Minas Gerais 09 Centro-Oeste de Minas SEPLAN-MG
Região Administrativa 09 Região Administrativa do Alto São Francisco Lei n. 11962 de 30/10/1995

Divinópolis é sede da Administração Regional do Alto São Francisco e da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica - AMVI.
 

 

« voltar

 

Logo
Mapa Rua: Pernambuco, nº 60 - Centro
CEP: 35500-008 - Divinópolis / MG
Atendimento de segunda a sexta, das 12:00 às 18:00 horas.
Telefone: (37) 3229-6500
© Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados. Instar Internet. Instar

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.